logo espaço movere def5.png

Tel. (11) 2476-9139 | 94513-9867 whatsapp

 

Criolipólise

O que é?

 

criolipólise é uma técnica inovadora para a eliminação da gordura localizada, baseada no congelamento das células adiposas. O método, que não é invasivo e não necessita de anestesia, é o que existe de mais seguro e eficaz no mercado da estética para esse tipo de tratamento. 

 

 

Como gordura é eliminada?

 

A região corporal a ser tratada sofre um resfriamento intenso e localizado, o qual pode chegar até -11°C, por 40 a 60 minutos (de acordo com cada caso). Com a aplicação do frio intenso ocorre o congelamento seletivo das células adiposas (o congelamento não afeta os tecidos adjacentes, mantendo íntegros os vasos sanguíneos, nervos periféricos, músculos e pele).

 

Após o congelamento, as células de gorduras sofrem uma modificação irreversível em sua estrutura e são reconhecidas pelo organismo como um corpo estranho, sendo eliminadas pelos mecanismos de defesa (resposta inflamatória). O processo total de eliminação das células de gordura demora até 90 dias.

Todas as pessoas podem fazer?

 

A Criolipólise é indicada para quem deseja eliminar gordura localizada e não funciona como um tratamento para emagrecimento geral. Pessoas que estejam próximas do peso ideal são beneficiadas, uma vez que a Criolipólise tem efeito semelhante a uma lipoaspiração: de esculpir partes do corpo, porém, sem ser cirúrgica.

É extremamente importante realizar uma avaliação prévia detalhada para definir a aplicação da Criolipólise.

 

E as contraindicações?

O tratamento é contraindicado em caso de dermatites, feridas, cirurgia recente, cicatriz ou hérnia na região a ser tratada, gravidez ou lactação, hipersensibilidade ao frio, sensação térmica prejudicada, hemoglobinúria paroxística ao frio e crioglobulinemia.

Como é o procedimento?

 

As aplicações de Criolipólise podem ser feitas bilateralmente ou de forma centralizada, por isso a avaliação prévia é importante. Áreas como interno de coxa, braços, flancos, culotes, entre outros, são consideradas bilaterais (duas áreas de aplicação). Já no abdômen, existe a possibilidade de aplicar a técnica de forma centralizada (acima e/ou abaixo do umbigo) ou, nas laterais (lateral ao umbigo).

 

Para cada aplicação de Criolipólise é necessária a utilização de uma manta de proteção. Essa manta é descartável, não pode ser reutilizada em hipótese alguma após sua utilização. Ela é banhada numa substância oleosa e é responsável pela proteção da pele e outros tecidos subcutâneos no processo de congelamento das células de gordura.

 

Em cada área, a aplicação tem duração de 45 a 60 minutos.

 

Após o tratamento podem surgir hematomas, vermelhidão, inchaço, sensibilidade ao toque, coceira, formigamento e dormência, porém, esses efeitos colaterais são temporários, desaparecendo em até 2 semanas após a sessão. É importante evitar a exposição ao sol durante esse período, para prevenir possíveis manchas na pele.

 

Caso haja necessidade, a Criolipólise pode ser feita na mesma região somente após 3 meses.

 

 

Referências

*Curso de embasamento em criolipólise. 2015, São Paulo. Colégio Brasileiro de Biomedicina Estética. 

*Avram, Mathew M.; Harry.Rosemary S. Cryolipolysis for Subcutaneous Fat Layer Reduction. Lasers in Surgery and Medicine, v.41, p.703–708, 2009

 

 

 

 

"O que somos é a consequência do que pensamos"

 

Buda